15 DE NOVEMBRO UMA DATA A SER COMEMORADA

No dia 15 de novembro comemoramos a instalação da República no Brasil, uma forma de governo na qual o povo exerce a sua soberania (ou deveria) por meio da escolha do chefe da nação. Este foi um capítulo muito importante na história do Brasil, já que hoje vivemos em um regime democrático. Que me permitiu ser hoje uma representante do povo. Vamos relembrar como tudo isso aconteceu?

Antes de se tornar uma República, o Brasil era um Império. Com o fim da escravidão, o Império perdeu o importante apoio dos escravocratas, uma vez que os republicanos (que eram aqueles que queriam acabar com a monarquia) compartilhavam os mesmos ideais dos abolicionistas.

D.Pedro II também perdeu o apoio fundamental da Igreja ao interferir em assuntos religiosos. Os militares estavam descontentes pela atitude do imperador de proibir os mesmos de se expressarem na imprensa.

Por fim, a classe média (jornalistas, médicos, comerciantes, etc.), que estava em constante crescimento, desejava conquistar um espaço maior nas decisões políticas. Todos estes fatores foram fundamentais para o fim das bases de sustentação da monarquia no Brasil.

Neste dia 15 de Novembro convidamos a todos e todas a refletirem um pouco sobre a situação de nosso Pais, ano que vem teremos eleições para renovar mandatos de Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, são eles que nos representaram, afinal este é o princípio da democracia.

A responsabilidade de quem tem mandato é redobrada, uma vez que somos representantes do povo. Eu como vereadora, representante da base, pois estamos no Município, onde tudo acontece, sempre estarei atenta e vigilante para que a democracia e a boa aplicação dos recursos públicos seja observada. Um forte Abraço.