Água Clara apresenta índices satisfatórios no controle da dengue

Há mais de oito anos que o município Água Clara não apresenta epidemia de dengue graças ao serviço eficiente de prevenção realizado pela equipe de Controle de Vetores coordenado por Miguel Prudêncio de Oliveira Neto, funcionário de carreira do Ministério da Saúde. Miguel Prudêncio é funcionário público federal, há mais de 40 anos, cedido ao município desde 1996. Antes fazia apenas as campanha.

Enquanto outros municípios, nossos vizinhos de Três Lagoas, por exemplo, enfrentam epidemias de dengue Água Clara apresenta índices dentro da normalidade, de Janeiro a Dezembro foram notificados 29 casos, sendo que destes dois foram positivos. Todos os casos notificados são acompanhados e são tomadas todas as providencias necessárias para garantir o controle e a defesa da população.

Água Clara tem mais de seis mil residências, e destas são investigadas através de sorteio dez por cento, que representa mais de seiscentas casas, sendo que a cada caso notificado (suspeito) são feitas buscativas num raio de 200 metros.

Nos levantamentos feitos até esta data os índices apresentados são abaixo de 1%, portanto dentro dos limites, acima deste índice existiria risco de epidemia. “Estamos satisfeitos com o trabalho realizado por nossas equipes, mais não podemos nos acomodar, a dengue é uma doença silenciosa um descuido e a epidemia aparece, por isso, alertamos a população no sentido de manter a prevenção”, enfatizou Miguel Prudêncio.