CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA VAI IMUNIZAR 18,8 MILHÕES DE CABEÇA DE GADO NO ESTADO

Pecuária

Técnicos do Iagro farão abertura simbólica da campanha em assentamento. (Foto: Divulgação)
Técnicos do Iagro farão abertura simbólica da campanha em assentamento. (Foto: Divulgação)

A campanha de vacinação contra a febre aftosa em rebanhos bovinos e bubalinos começa nesta segunda-feira (4), na região do Planalto e do Pantanal de Mato Grosso do Sul. A meta é imunizar 18,8 milhões de cabeça de gado no estado.

A abertura oficial da campanha foi feita no Projeto de Assentamento Estrela, distante cerca de 20 quilômetros da Capital. Técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) imunizarão o rebanho das mais de 200 famílias de pequenos agricultores à partir das 8h30.

O prazo para imunizar todo o rebanho na região do Planalto é até o dia 15 de maio. Já na região do Pantanal, a campanha vai até o dia 17 de junho. Na região de fronteira, a imunização começou no dia 1º de abril e segue até o dia 15 de maio.

Além da aftosa, também é obrigatória em todo o estado a vacinação contra brucelose para fêmeas com idades entre 3 e 8 meses. O procedimento deve ser realizado por um médico veterinário cadastrado na Iagro e os produtores têm até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro da imunização no site do órgão.

A agência mantém veterinários em todos os municípios e disponibiliza aos produtores o disque-aftosa, para esclarecer dúvidas e orientar pecuaristas através do número 0800 679120.

Mato Grosso do Sul tem o quarto maior rebanho de gado do país e desde 2008 possui o status de área livre de aftosa com vacinação, segundo a Secretaria Estadual de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf). Fonte: Correio do Estado.