ESTE ANO TERÁ ELEIÇÃO UNIFICADA PARA O CONSELHO TUTELAR EM MS

Água Clara/MS

No último dia 12, em Campo Grande aconteceu o Encontro Estadual de Debate sobre a Escolha Unificada dos Conselheiros Tutelares de 2015, com a participação de representantes dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Este encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso do Sul.

O evento tratou do 1º processo de escolha unificado para a escolha dos conselheiros tutelares, que ocorrerá em todo o País no dia 04 de outubro de 2015, onde a população irá escolher seus candidatos por meio de voto popular. A posse será no dia 10 de janeiro de 2016, com acréscimo de mais um ano de mandato, passando de três para quatro anos. No total, o Brasil possui 5.946 conselhos tutelares, sendo 79 no Estado do Mato Grosso do Sul – MS. 

Segundo a consultora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernanda Carneiro, o CONANDA pretende disponibilizar as orientações para o processo de escolha unificado do Conselho Tutelar aos Estado até 04 de abril, para que os mesmos repassem aos municípios.