PEDRA FUNDAMENTAL DE INDÚSTRIA DE MADEIRA EM ÁGUA CLARA SERÁ LANÇADA NESTA SEXTA-FEIRA

Água Clara/MS

asperbras agua claraO governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, participam nesta sexta-feira, do lançamento da Pedra Fundamental da Asperbras no município de Água Clara. Os investimentos previstos na obra – entre plantio de floresta e construção da fábrica – são de R$ 375 milhões, segundo a Asperbras.

Em maio deste ano, representantes do grupo receberam, das mãos do governador e do secretário Jaime Verruck, a Licença Prévia (LP) para a instalação de planta industrial. Na oportunidade, o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), destacou a atuação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e o cumprimento de prazos para entrega das licenças ambientais.

“A Asperbras é um empreendimento inédito no Estado, pois vai produzir MDF com a sobra de eucalipto. É uma fábrica de móveis que vai usar todo o excedente de florestas de eucalipto, promovendo um adensamento na cadeia produtiva florestal. Somente nesta primeira fase serão processados 2 mil hectares de eucalipto” afirmou Verruck.

De acordo com um dos proprietários da Asperbras, Francisco Colnaghe, o início das atividades da fábrica está previsto para janeiro de 2017 e a empresa deverá gerar durante o ápice das obras cerca de 700 empregos. “Mas na primeira linha quando começarmos a operar devemos gerar algo entre 100 e 150 empregos diretos”.

Segundo a Asperbras, após entrar em operação, a média de produção da empresa será de 200 mil metros cúbicos de placas por ano, com previsão de expansão para 460 mil metros cúbicos por ano (em uma segunda linha) e estimativa de faturamento de R$ 170 milhões anuais.

Além do Governo do Estado, a instalação do empreendimento também conta com o apoio da prefeitura de Água Clara, que doou área de 500 mil metros quadrados, próxima a rodovia BR-262, para a construção da planta. Com informações da Secom/MS.