PORTO MURTINHO COMEMORA 103 ANOS NESTE SÁBADO

A Flor do Camalote Sul-mato-grossense

Praça Thomaz Laranjeiras  (Foto: Divulgação / Prefeitura)
Praça Thomaz Laranjeiras – (Foto: Divulgação / Prefeitura)

O município de Porto Murtinho comemora, neste sábado (13), 103 anos de emancipação político-partidário.

A cidade, que faz fronteira com o Paraguai, é banhada pelo rio de mesmo nome e está localizada no Pantanal sul-mato-grossense. Porto Murtinho tem como prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT).

A história de Porto Murtinho teve início por volta de 1892 quando o engenheiro Antônio Corrêa da Costa construiu na antiga fazenda Três Barras, um Porto Rústico de madeira para a exportação da Erva-mate.

Porto Murtinho - Um belo por do sol. Foto ilustrativa
Porto Murtinho – Um belo por do sol. Foto ilustrativa

Localizada às margens esquerda do Rio Paraguai, a cerca de 50 km da foz do Rio Apa, o Município atraiu o interesse de comerciantes que viram na exportação e importação grande potencialidade de crescimento, fazendo da nascente Porto Murtinho o principal portal de entrada e saída de mercadorias.

Nos últimos anos o Município vem sediando grandes eventos, destacando-se como um dos maiores centros culturais do sudoeste de Mato Grosso do Sul. Porto Murtinho é uma cidade onde turismo e negócio é particularmente desenvolvida.

Uma das atividades mais representativas de Porto Murtinho é a agropecuária, além da exploração do quebracho (de onde se extrai o tanino).

Porto Murtinho passou por um período de prosperidade na época do ciclo da erva-mate. A cidade também tem sua riqueza mineral lastreada principalmente na cal de pedra.