QUEDA NA PRODUÇÃO DE VEÍCULOS EM 2014 SE REFLETE NO 1º BIMESTRE DESTE ANO

Os resultados da indústria automobilística no mês de fevereiro e no primeiro bimestre do ano foram revelados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na última quinta-feira (5), em São Paulo. Assim como aconteceu no último ano, o primeiro bimestre de 2015 também registrou queda em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados divulgados apontaram uma redução de 2,3% na produção de veículos automotivos de janeiro para fevereiro de 2015. No primeiro mês do ano, foram produzidas 204,8 mil unidades, contra 200,1 mil em fevereiro.

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, os resultados estão confirmando o cenário extremamente complicado, que já havia sido projetado para o primeiro trimestre do ano.

“Em fevereiro tivemos menos dias úteis em razão da celebração do Carnaval em todo o País, sendo que no ano passado as festividades foram realizadas em março. Isso, aliado à outros fatores, acabou comprovando a tese de que teremos um primeiro trimestre extremamente complexo”, disse o presidente.

Em conversa com a reportagem do Jornal do Brasil, a Anfavea explicou que a produção está em queda devido ao momento do mercado interno, das exportações e do estoque que está elevado. Além disso, a volta da cobrança do valor integral do IPI afetou a disposição de gastar do consumidor.

“A produção está em queda de 22% neste primeiro bimestre em razão do baixo desempenho do mercado interno e também das exportações, aliado ao estoque elevado. A volta do IPI teve impacto na confiança do consumidor, o que fez com que o mercado interno reduzisse e, consequentemente, a produção também”, explicou. Fonte JB.