UNIÃO REPASSA R$ 3,6 MI À UNIDADES DE TRATAMENTO PARA DOENTES CRÔNICOS

Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso do Sul foi beneficiado com R$ 3,6 milhões oriundos de recurso federal, para aquisição de equipamento médico, móveis e materiais de escritório para unidades de Campo Grande e Dourados que ofereçam tratamento nas áreas de doenças crônicas, sangue, transplante e saúde mental.

São ao todo 413 entidades beneficiadas em todo o Brasil. Entram na lista unidades com atendimento de urgência e emergência, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs24h), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as instituições que oferecem serviços da Estratégia Rede Cegonha.

Com a verba podem ser adquiridos insumos básicos e equipamentos médicos como andadores, bicicletas ergométricas e audiômetros, até móveis e materiais permanentes de escritório, como mesas e computadores.

O dinheiro será repassado em parcela única para os estados e municípios e contempla instituições de atenção especializada em saúde com habilitação em procedimentos de média e alta complexidade voltados para tratamento de diversas áreas.

O recurso contemplará ainda instituições da Estratégia Rede Cegonha.que visa incentivar o parto normal humanizado e de assistência integral à mãe e ao bebê, ofertando assistência integral à saúde das mulheres e crianças de até dois anos na rede pública, acompanhando o pré-natal, o parto e o pós-parto.

Objetivo das ações empreendidas pelo Ministério da Saúde é reduzir taxas de mortalidade materna e neonatal. Desde 2011, quando entrou em vigor, a estratégia proporciona qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.

Atualmente, a Rede Cegonha desenvolve ações em 5.509 municípios, alcançando mais de 2,6 milhões de gestantes. Fonte Correio do Estado.